Africanias UFRJ e os projetos do Grupo Iitab

Africanias, o grupo de pesquisa da UFRJ, realizou nos dias 21 e 22 de novembro de 2018, no prédio da Escola de Música da UFRJ (Cinelândia/RJ), a II Jornada Africanias.
O evento reuniu músicos e pesquisadores do Brasil, que compartilharam conhecimentos sobre o legado africano nas Américas e homenageou a fundadora do Africanias, a etnolinguista e professora Yeda Pessoa de Castro. Para Yeda, “o termo Africania ajudou na construção de um novo sistema cultural e linguístico”.
O Afoxé Ọmọ Ifá também esteve presente, tendo à frente a vice-presidente Ìyá Paula de Ọdẹ. O afoxé foi fundado pelo Bàbáláwo Sandro Fatorerá e faz parte do grupo de empreendimentos afro Iitab (Instituto Irê de Tradições Afro-brasileiras).
Todo o trabalho desenvolvido pelo Grupo Iitab e a jornada Africanias no ano de 2018 foi registrado em vídeo pela equipe técnica da Revista Mistérios de Òrúnmìlà. Um destaque desse trabalho foi o 5º Sarau Afoxé Ọmọ Ifá, realizado também em novembro de 2018, do qual eu tive o prazer em participar ao lado de Mãe Mara de Yemọja, Pai Yangô (do Agen Afro), Pai Junior das Três Setas (do Grupo Ibibio), Alex Nega (do Grupo Personalidades do Candomblé), Ẹkẹdi Aline de Yemọja, Pai Sérginho (do Jornal Awure), Ogan Bangbala e sua esposa, Maria Moreira, e do Coronel Ubiratan Angelo.
O Bàbáláwo Sandro Fatorerá esclarece que a diretriz do grupo é divulgar o ensinamento de Òrúnmìlà, sobre igualdade e harmonia. Ele pretende produzir novos trabalhos em 2019 que além de agregar os seguidores das religiões de matrizes africanas, possam ser úteis para a sociedade como um todo.
Yọ̀ ni láti ṣe rànlọ́wọ́ si ayọ̀ ti nítòsí! (Ser feliz é contribuir com a felicidade do próximo!)
Axé!