Documentário Zeladoras e Encantados ressalta tradições afro religiosas
Neste sábado, o IPN (Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos) exibirá o documentário Zeladoras e Encantados, que retrata histórias de sete zeladoras de religiosidade de matriz africana.
O documentário foi filmado no Quilombo de Santo Antônio dos Pretos, no Município de Codó, e é resultado das pesquisas iniciadas em 2013, que apresentam os rituais, as festas, as experiências e os conhecimentos adquiridos de cada zeladora para a manutenção das tradições afro religiosas daquela região.
As imagens no Quilombo foram feitas na Tenda Santa Bárbara Glorioso Santo Antônio, com entrevistas a Sra. Vanda Moreira e a Sra. Conceição de Maria Viana (Dona Concita), a quem o filme é dedicado in memoriam.
Na cidade de Codó, os registros foram feitos na Tenda Espírita Santo Antônio da zeladora Sra. Maria Iracema Conceição; na Tenda Espírita Santa Bárbara da zeladora Sra. Maria dos Santos Sardinha; na Tenda Santa Helena dos Milagres da zeladora Sra. Teresinha de Jesus Cruz e, finalizando, no terreiro Ilê Axé cuja Zeladora é Nilza Moreira Viana e a Mãe Pequena é Ana Ruty Evangelista da Silva.
Toda a direção deste minucioso trabalho, transformado em produto audiovisual, ficou ao encargo de Ilka Pereira (Doutoranda em Educação pela UFF) e de Paulo do Vale (Diretor de fotografia e documentarista).
Em tempos de intolerância, o documentário é um importante incentivo na luta contra preconceitos.
Kíkí àwọn wa ésà àti lààyè àwọn wa nífàiyà! (Salve os nossos ancestrais e viva os nossos encantados!)
Serviço:
Documentário Zeladoras e Encantados, amanhã, sábado, 15/09/2018, às 15h, no IPN. Rua Pedro Ernesto, 32-34, Gamboa/RJ. Entrada franca. Sujeita a lotação: 35 lugares.
Axé!