Buscar
  • Paulo de Oxalá

TV mostra a força dos Orixás e o conhecimento ancestral


A série ‘Saberes Passados’ estreou ontem na TVE Bahia. Ela retrata a relação entre os personagens (aprendizes) e os Orixás (mestres) na preservação do conhecimento ancestral e na perpetuação de manifestações culturais afro-brasileiras.


Dirigida e roteirizada por Ducca Rios, e realizada pela Origem Produtora de conteúdo, DPE Produções e Liberato Produções Culturais, a série documental mostra os conhecimentos de quatro personagens sobre os ‘saberes do ferro e dos metais’, os ‘saberes das comidas’, os ‘saberes da mata e da madeira’ na confecção dos instrumentos da capoeira, e os ‘saberes da música’.


No primeiro episódio, a figura central foi José Adário dos Santos, ou ‘Zé Diabo’ como é conhecido o Ágbẹ̀dẹ (ferreiro), mais conhecido de Salvador. Zé falou sobre seu mestre, Ògún, Senhor do ferro, de como aprendeu o ofício e como fez para passá-lo adiante.

A obra foi financiada através do Edital Arte na TV, da Fundação Gregório de Matos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador.


Também ontem, antes da estreia na TV, a série foi exibida às 19h na Sala de Arte Cinema do Museu em Salvador, com a presença do ator Antônio Pitanga, que narrou os episódios, e de Reginaldo Prandi, autor do livro Mitologia dos Orixás, que inspirou a obra cinematográfica.


A série documental ‘Saberes Passados’ tem quatro episódios, e será exibida todas às terças-feiras de agosto, às 21h15, e poderá também ser acompanhada pelo portal:

www.tve.ba.gov.br/tveonline


Ni igbesi ìyẹ̀, a ti bi ẹkọ ati ku lai kọ ohun gbogbo.

(Na vida, você nasce aprendendo e morre sem tudo aprender.)


Axé!




0 visualização

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png