TV mostra a força dos Orixás e o conhecimento ancestral
A série ‘Saberes Passados’ estreou ontem na TVE Bahia. Ela retrata a relação entre os personagens (aprendizes) e os Orixás (mestres) na preservação do conhecimento ancestral e na perpetuação de manifestações culturais afro-brasileiras.
Dirigida e roteirizada por Ducca Rios, e realizada pela Origem Produtora de conteúdo, DPE Produções e Liberato Produções Culturais, a série documental mostra os conhecimentos de quatro personagens sobre os ‘saberes do ferro e dos metais’, os ‘saberes das comidas’, os ‘saberes da mata e da madeira’ na confecção dos instrumentos da capoeira, e os ‘saberes da música’.
No primeiro episódio, a figura central foi José Adário dos Santos, ou ‘Zé Diabo’ como é conhecido o Ágbẹ̀dẹ (ferreiro), mais conhecido de Salvador. Zé falou sobre seu mestre, Ògún, Senhor do ferro, de como aprendeu o ofício e como fez para passá-lo adiante.
A obra foi financiada através do Edital Arte na TV, da Fundação Gregório de Matos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador.
Também ontem, antes da estreia na TV, a série foi exibida às 19h na Sala de Arte Cinema do Museu em Salvador, com a presença do ator Antônio Pitanga, que narrou os episódios, e de Reginaldo Prandi, autor do livro Mitologia dos Orixás, que inspirou a obra cinematográfica.
A série documental ‘Saberes Passados’ tem quatro episódios, e será exibida todas às terças-feiras de agosto, às 21h15, e poderá também ser acompanhada pelo portal:
www.tve.ba.gov.br/tveonline
Ni igbesi ìyẹ̀, a ti bi ẹkọ ati ku lai kọ ohun gbogbo.
(Na vida, você nasce aprendendo e morre sem tudo aprender.)
Axé!