Ìmúkùrò Òṣùpá (Eclipse da Lua) no dia de Oxalá
Assim como em muitas culturas, os yorubás acreditam que Òṣùpá (a Lua) é uma divindade. Desta forma, muitos rituais e ẹbọ (oferendas) só são realizados nas fases lunares consideradas boas.
A Lua também é citada em muitos oríkì (textos de louvação) e Ìtàn (mitos sagrados) dos Odù de Ifá (conjunto dos caminhos de Ifá).
Aqui, no Brasil, Òṣùpá também é reverenciada.
Mãe Mara de Yemọja, dirigente do Ilé Àṣẹ Ẹgbẹ́ Ọmọ Ẹja, diz que este momento da Òṣùpá ẹ̀jẹ̀ (Lua de sangue), chamada por ela de Òṣùpá pupa (Lua vermelha), é um momento de transformação no Àiyé (na Terra). “A Lua exerce grande influência em nossos caminhos. Ela está ligada a fertilidade e ao nascimento. Seu culto está relacionado às Ìyámi (Mães ancestrais), por isso é bom ter cautela ao expressar seus desejos a Lua, pois neste momento o planeta entra num ciclo de modificações”.
Pai Adailton Moreira do Ilé Omi Ojú Aro, que foi dirigido pela saudosa Mãe Beata de Yemọja, considera o culto a Òṣùpá respeitável. “É um momento de muito respeito. Ninguém pode reverenciar a Lua com o Orí (cabeça) coberto, e este momento de hoje, deve ser aproveitado para se pedir coisas positivas”.
Pai Adailton lembra que nessas ocasiões Mãe Beata segurava várias moedas comtemplando a Lua e depois distribuía estas moedas entre os Ọmọ Òrìṣà (filhos de santo).
Então, como o momento é único, vamos reverenciar Òṣùpá hoje sexta-feira, 27 de julho, contemplando o mais longo eclipse lunar do século 21, denominado pelos astrônomos de Lua de Sangue.
Tal fenômeno ocorre porque a Terra bloqueia os raios solares que vão para a Lua, fazendo com que as cores ao passarem pela nossa atmosfera fiquem avermelhadas.
A partir das 17h17, o eclipse poderá ser observado de vários lugares do planeta e terá a duração de 1 hora e 43 minutos.
No Brasil, apenas parte da região leste, incluindo estados como Rio de Janeiro e Bahia, devem ver um eclipse total. No Rio será possível contemplar a Lua de sangue a partir das 17h26, e na Bahia às 17h22. No oeste do país, o eclipse será apenas parcial e só será vista uma meia-lua avermelhada no céu.
Kíkí Òṣùpá, Olutọju àyèràyè àti alabaṣepọ Àiyé! (Salve a Lua, a eterna guardiã e companheira da Terra!)
Axé!