Buscar
  • Paulo de Oxalá

África, berço da cultura mundial e do Rock


Os antigos africanos que ajudaram na colonização dos Estados Unidos eram provenientes do Benim, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Nigéria, Senegal, Togo e Angola.


Como em todo o continente americano, os africanos contribuíram com seu trabalho, e influenciaram com sua cultura, tradição e talento, os países do novo mundo.


E talento é o que não faltava em Rosetta Tharpe considerada a criadora do rock and roll. Ela influenciou Chuck Barry, Little Richard, Elvis Presley e muitos outros cantores de rock.


Rosetta era negra, de origem humilde, nasceu a 20 de Março de 1915, em Cotton Plant, Arkansas. Filha de Willis Atkins e Katie Bell Nublin, apanhadores de algodão. Sua mãe tornou-se pastora evangélica, cantando e tocando para a congregação. Foi através da mãe, conduzida pela sua mão, que a pequenina Rosetta fez sua primeira atuação quando tinha apenas quatro anos. Acompanhada pela guitarra, cantou o conhecido tema gospel “Jesus is on the mainline”.


Na juventude, Rosetta misturava o Gospel e outros ritmos ao seu extraordinário talento para a guitarra. Essa junção a tornou muito conhecida. Rosetta foi uma das poucas mulheres negras a tocar guitarra na década de 1920.

Rosetta Tharpe morreu em 1973, mas certa de que do seu talento de origem africano, nasceu um dos mais populares estilos musicais: rock and roll.


Ìbùkún Ìyá Afrika ìtẹ́ ènìyàn! (A benção Mãe África, berço da civilização!)


Axé!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png