Buscar
  • Paulo de Oxalá

Mãe Meninazinha convida todo o povo de santo para comemorar os 50 anos do Ilê Omolu Oxum


Fundado em 1968, por Mãe Meninazinha, o Ilê Omolu Oxum está completando 50 anos ininterruptos de atividades religiosas, sociais, culturais e serviços oferecidos não só para a comunidade entorno do Terreiro, como também a todos que buscam assistência do ẹgbẹ́ (sociedade religiosa).


Todas essas ações contam a participação de muitos filhos da casa que atuam e se disponibilizavam rotativamente nos diversos projetos do Terreiro.

Mãe Meninazinha está radiante e quer compartilhar com todos esse momento único: “Só tenho que agradecer a Omolu, Oxum e a todos os Orixás, pois afinal não é todo instante que um Terreiro de Candomblé completa 50 anos com tantas atividades. Essa comemoração é de todos e todos estão convidados a participar!”


Uma das grandes atuações no Ilê Omolu Oxum é de Mãe Nilce Naira, sobrinha biológica de Mãe Meninazinha e Ìyá Egbé do Ilê. Mãe Nilce é responsável pelo ponto de cultura Obirin Odara (ateliê designado à confecção de objetos e vestimentas afro-brasileira), e coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro).


Mãe Nilce que acompanha e participa de todo o esforço de Mãe Meninazinha pelo Ilê e pela religião de Orixá, avalia emocionada: “O momento é de agradecimento aos Orixás, em especial, a Omolu e a Oxum, pois estar 50 anos ao lado de Mãe Meninazinha é uma bênção! Ela é amor e resistência!”


Amigo de longa data de Mãe Meninazinha, o professor José Beniste destaca o prestígio do Ilê Omolu Oxum: “É muito importante se comemorar os 50 anos do Ilê Omolu Oxum, pois Mãe Meninazinha mantém a tradição de Ìyá Davina. É um Terreiro que além de realizar as cerimônias religiosas, beneficia a sociedade com atividades socioculturais. Mãe Meninazinha inaugurou o Terreiro em 1968, na Marambaia, em Nova Iguaçu acompanhada pelo Babalorixá Nino de Ògún. Em 1972, quando se mudou para São Matheus, em São João de Meriti, deu uma grande festa comemorando a nova casa.”


Àsìkò jẹ́ ọja nìkan fun ti o mọ̀ bi wọn ànfàní! (O tempo só é produtivo para quem sabe aproveita-lo!)


Axé!


Serviço:

50 anos do Ilê Omolu Oxum, hoje, às 10h.

Rua General Olímpio da Fonseca, 380, São Matheus, São João de Meriti/RJ.



19 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png