Libertador Realça a Liberdade Religiosa e o Poema Padê de Exu de Abdias Nascimento
Iniciado para Ọ̀ṣọ́ọ̀sí, o ator Thiago Viana vivenciou o preconceito e a intolerância contra a sua religião de matriz africana. Como bom filho do Òrìṣà (Orixá) caçador, que é dotado de muita atitude, Thiago se dedicou a luta contra a intolerância religiosa através da arte, idealizando o Projeto Libertador. Thiago diz que: “A criação deste espetáculo e seus desdobramentos foi a forma que eu encontrei de reverberar o divino que recebi dos Orixás e mostrar a todos quão grave é o problema sobre intolerância religiosa. Desde Novembro o espetáculo vem cedo encenado no Rio de Janeiro e Curitiba com apresentações nos Teatros e a céu aberto. É necessário unir forçar e pensarmos propostas de combate a intolerância por meio da sociedade civil. ”
Para o produtor Carlos Nascimento, o Libertador vem inspirando conversas sobre adversidade da cultura brasileira e, sobretudo, promovendo debates que chamem a atenção da sociedade ao combate à intolerância religiosa. “É muito importante através dos mitos dos Orixás, fazer com que todos reflitam sobre o grave momento vivido pelas religiões de matrizes africanas.” - argumenta Carlos.
O Espetáculo Libertador é um monólogo apresentado de forma dinâmica, que conta com a presença do músico e percussionista Marcos Rum, responsável pelo andamento rítmico da história.
No palco, a história sobre a criação do mundo, na visão yorubá, é apresentada por um contador de histórias, conhecido também, por griot, que recorre a memória e a leitura do oráculo sagrado para colocar-nos diante da saga de Òṣàlá (Oxalá) e Èṣù (Exu).
Seguem-se outros momentos de profunda sensibilidade, marcados entre textos e performances ritualísticas, como a passagem do homem pelo barro e no seu contato com a água, até alcançar a força do poema Padê de Exu, de Abdias Nascimento. Este é um momento de exaltação a Exu, o grande mensageiro, senhor de toda a comunicação no Àiyé (nosso mundo), que ao receber suas oferendas, faz a ligação dos seres humanos com o Àgbáyé (universo).
Èṣù ẹni ti o ṣe aṣiṣe naa yipada si ọtun ati ki o pa awọn ti ko tọ!
(Exu, aquele que faz o erro virar acerto e o acerto virar erro!)
Axé!
Serviço:
Espetáculo Libertador-Padê de Exu, na Cidade das Artes. Av. das Américas 5.300, Barra da Tijuca/RJ.
Realização : Cena Portuária Produções Artísticas e Culturais
Autor/Ator: Thiago Viana, Odessi
Produção Executiva: Carlos Nascimento
Direção: Gatto Larsen
Figurinos: Rubens Barbort
Informações: ingressoslibertador@gmail.com