Buscar
  • Paulo de Oxalá

Brasil recebe o Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀, o líder do povo yorubá


Ilé Ifẹ̀ é uma cidade situada nas fronteiras das florestas equatoriais do Estado de Ọ̀ṣun, no sudoeste da Nigéria.


Para os yorubás (principal etnia da Nigéria), Ilé Ifẹ̀ é considerada a cidade sagrada dos Òrìṣà, pois foi fundada por Odùdúwà, um ancestral divinizado, que para eles foi o primeiro Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ (rei de Ifẹ̀). Ainda para eles, Ilé Ifẹ̀ é o centro do mundo, pois como o próprio nome Ilé Ifẹ̀ (casa de expansão) define, foram aos arredores desta cidade que se desenvolveram reinos, tribos, culturas e toda a existência da terra.


Este sistema de monarquia divinizada em Ilé Ifẹ̀ prossegue nos dias atuais com Adéyeye Ènìtán Ògúnwùsì, o novo Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀, empossado em 07 de dezembro de 2015. Ọ́ọ̀ni Adéyeye Ènìtán Bàbátúndé Àkándé Ògúnwùsì sucedeu o falecido Ọ́ọ̀ni Ọkùnàdé Síjúwádé, que morreu no dia 28 de julho de 2015.


Ọ́ọ̀ni Ènìtán, nascido em 17 de outubro de 1974, é o 51º Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀. Técnico em contabilidade, o Ọ́ọ̀ni começou sua educação primária no Subuola Memorial Nursery e Primary School, Ìbàdàn e Ìbàdàn District Council, Àkóbó, Ìbàdàn. Prosseguiu seus estudos no prestigiado Loyola College, Ìbàdàn e mais tarde na Escola Secundária St. Peters, Ilé Ifẹ̀, onde obteve o certificado de conclusão do ensino secundário.


Ọ́ọ̀ni Ènìtán se formou como contador da The Polytechnic, Ìbàdàn e é membro do Institute of Chartered Accountants da Nigéria e do Global Real Estate Institute. Possui graus honorários de doutorado: um em Administração Pública da Universidade da Nigéria, Nsukka e outro em Direito pela Universidade de Igbinedion. Ọ́ọ̀ni também é chanceler da Universidade da Nigéria, Nsukka.


Ọ́ọ̀ni é o líder espiritual do povo yorubá com a responsabilidade de fazer súplicas a Olódùmarè (Deus) e aos Òrìṣà (Orixás) em nome do seu povo e do mundo, durante os festivais sagrados.


Muito bem preparado, o Ọ́ọ̀ni tem sido descrito como um sábio empreendedor, impulsionado pela necessidade de transformar impossibilidades em possibilidades.


Desde que assumiu o trono de Odùdúwà em Ilé Ifẹ̀, Ọ́ọ̀ni Adéyeye Ènìtán viajou a vários países com o propósito de reaproximar os afrodescendentes de várias partes do mundo de suas raízes culturais africanas. Sua visita ao Brasil se inseriu no mesmo objetivo de estreitar os laços culturais e religiosos entre os afrodescendentes do nosso país e o povo yorubá, em particular, com o povo de Ilé Ifẹ̀.


Ọ́ọ̀ni Adéyeye Ènìtán deverá chegar ao Brasil na quarta-feira, 06 de junho de 2018 e ficará até domingo, 17 de junho. Sua agenda inclui visitas às cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No Rio, ele estará de 11/06 até 13/06 e será recebido por autoridades políticas, culturais e religiosas. Uma série de eventos culturais e inter-religiosos já estão sendo programados para recebê-lo.


Ciente da grande importância histórica que une Brasil e Nigéria às religiões desenvolvidas por antigos africanos no nosso país, Ọ́ọ̀ni Adéyeye Ènìtán e sua comitiva composta por empresários, intelectuais e autoridades religiosas, visam estreitar o intercâmbio econômico, intelectual e cultural entre os yorubás e a sociedade brasileira, para ajudar a melhorar o desenvolvimento de ambos os povos.


Como monarca divino do povo yorubá e guardião dos ensinamentos de Odùdúwà, o Ọ́ọ̀ni Adéyeye Ènìtán vem também para apoiar, prestar solidariedade às religiões de matrizes africanas que foram núcleos essenciais de manutenção e resistência da cultura yorubá em nosso país, e defender estas religiões das intolerâncias sofridas.


Ọ́ọ̀ni é respeitado no mundo todo por alcançar proveitosos entendimentos entre diversos segmentos religiosos, como: católicos, evangélicos e mulçumanos. Buscando sempre a paz através do diálogo, ele defende o respeito e a liberdade religiosa dos cultos afrodescendentes no Brasil.


Kò jẹ́ rere dé Ọ́ọ̀ni tóbí Ilé Ifẹ̀! (Seja bem vindo grande rei da cidade de Ifẹ̀!)


Axé!


Fontes:

Release: Ooni de Ifé Vem ao Brasil Junho 2018

https://www.blackpagesbrazil.com.br › Documentários

Ooni de Ifé: Novo rei iorubá coroado na Nigéria, BBC News, 07/12/2015




0 visualização

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png