Buscar
  • Paulo de Oxalá

Homenagem ao 7º Festival Ọ̀ṣun Itaguaí


Òṣogbo (Oxobô) é a capital do estado de Ọ̀ṣun (Oxum) na Nigéria, que fica localizada no sudoeste do país.


Em Òṣogbo encontram-se importantes lugares sagrados, dentre eles, o Santuário de Ọ̀ṣun, Òrìṣà da fertilidade, protetora da gestação e das crianças. Nesse Santuário, Ọ̀ṣun é festejada anualmente no mês de agosto. É ali também, que as oferendas são feitas ao grande peixe sagrado, que só os iluminados espiritualmente chegam a ver.

Essa festa a Ọ̀ṣun tornou-se tradição devido um pacto de aliança feito com Ọ̀ṣun por Laro, primeiro rei e fundador da cidade Òṣogbo. Segundo uma narrativa de Pierre Fatumbi Verger que esteve no Templo de Ọ̀ṣun em 1950, uma das filhas do rei Laro foi banhar-se no rio e desapareceu nas águas. Este desaparecimento demorou um dia, e ela ao retornar, relatou que foi muito bem tratada por Ọ̀ṣun no fundo do rio.


Laro, então, para mostrar a sua gratidão a Ọ̀ṣun, realizou várias oferendas. Ainda segundo o relato de Verger, numerosos peixes, mensageiros da divindade, comeram as oferendas, em sinal de aceitação. Em determinado momento, um grande peixe chegou nadando nas proximidades do lugar onde estava Laro e cuspiu água, que Laro recolheu numa cabaça e bebeu, fazendo, assim, um pacto com o rio. Em seguida ele estendeu suas mãos sobre a água e o grande peixe saltou sobre elas. Laro passou então a ser chamado de: Atáọ́já. Contração da frase yorùbá: A téwó gbáà ẹja! (Ele estende as mãos e recebe o peixe!)


Atáọ́já então declarou:"Ọ̀ṣun gbo!"

"Ọ̀ṣun está em estado de maturidade, suas águas são abundantes!"


A partir daí, Òṣogbo passou a ser o nome da cidade que é reconhecida pelo ‘Festival de Òṣogbo’.


E foi encantado pelo ‘Festival de Òṣogbo’ que o Bàbá Elias Garcia resolveu reproduzi-lo no Brasil com o nome de ‘Festival Ọ̀ṣun Itaguaí'.


A primeira edição aconteceu em 2011. O sucesso foi tanto que Pai Elias resolveu fazer uma festividade anual.


Neste ano de 2018 a 7ª edição do Festival, aconteceu neste domingo, 25 de março. Além do tradicional ritual de agradecimentos a Ọ̀ṣun no rio Cação em Itaguaí, aconteceram também shows e exposições no Sítio Bumerangue.


Axé!


Fotos: Cidade de Òṣogbo-Nigéria

Festival de Òṣogbo

Festival Ọ̀ṣun Itaguaí-Brasil


31 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png