top of page
Buscar
Paulo de Oxalá

O Dia de Reis e o encerramento do Natal


Sou filho de amazonense com português. Então, a tradição católica era forte na família. E lembro de que o dia, 06 de janeiro, era festejado em minha casa com muitos cânticos. Lembro-me de minha mãe alegre dizendo: “Hoje, é o Dia dos Santos Reis!” pela história, foi neste dia, que o menino Jesus recebeu a visita dos três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar.


O Padre Waldecir da Paróquia de São Judas Tadeu no Cosme Velho me disse que a celebração aos Santos Reis é praticada, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada, à procura do esconderijo do Prometido Messias. Segundo o padre, os dias seguintes desta celebração, são marcados pelo desmonte da árvore de natal, e pela retirada de todos os enfeites natalícios.


Em vários países da Europa, este dia é muito comemorado. Em Portugal, o bolo de reis possui uma fava no seu interior. Este bolo é repartido entre muitas pessoas, e a pessoa que encontra a fava deve fazer o bolo do ano seguinte.

Aqui no Brasil, temos a Folia de Reis com grupo de músicos e dançarinos que cantam músicas referentes ao evento. Eles carregam uma bandeira com a figura dos Reis Magos.


Lembro-me de uma simpatia que minha mãe fazia neste dia, no intuito de trazer prosperidade para o ano inteiro:

Pegue uma romã, parta em três partes iguais, coloque num pires com três moedas, e deixe por três dias dentro de casa. Depois, despache a romã debaixo de uma árvore, e guarde as moedas em sua carteira. Faça com fé!


Axé!




16 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page