Buscar
  • Paulo de Oxalá

Viva as nossas Baianas e nosso acarajé


Vatapá, bobó de camarão e o famoso acarajé são iguarias que entre outros pratos, expressam a riqueza da cultura afro brasileira. Em especial, todos estes pratos ficam mais saborosos quando são feitos por uma “Baiana”. As Baianas também chamadas de “Baianas de acarajé” são mulheres que se especializaram na culinária de origem africana, que vendem essas delícias em barracas públicas. Muitas Baianas são Yalorixás ou filhas de santo de famosos terreiros de Candomblé.


E hoje 25 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Baiana de Acarajé, que foi instituído por lei em 2010. Parabéns a essas mulheres e a alguns homens, pois nós temos o dinâmico Babalorixá Marcelo Fritz de Oxaguian que se notabiliza vendendo acarajé no centro do Rio de Janeiro.


“Vender acarajé para min representa abraçar o legado deixado pelo meu Babalorixá Ògún Jóbi”, diz Marcelo!


Dentre os muitos empreendimentos criados pelo Pai Ògún Jóbi, destacava-se o Restaurante Buffet Másàn Òrun, na Praça Tiradentes, que além de todo tipo de comida afro, tinha um delicioso acarajé.


E comemorando o Dia Nacional da Baiana de Acarajé, acontece hoje, o Super Evento: ‘O Que, Que a Baiana Tem!’ A partir das 9h, na Praça da Matriz, em São João de Meriti/RJ. Coordenação da Baiana Dilma Melo.


Axé!




0 visualização

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png