top of page
Buscar
Paulo de Oxalá

Confraternização e Homenagem ao Mestre Agenor


Nesta quarta-feira, aconteceu o primeiro dia do Colóquio Agenor Miranda Rocha. Uma homenagem feita pelo NEAB-Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Colégio Pedro II em comemoração aos 110 anos ‘in memoriam’ do Professor Agenor Miranda.


O Reitor do Colégio Pedro II, Professor Oscar Halac, abriu a solenidade, narrando a trajetória do Professor Agenor dentro da instituição!


O coordenador do NEAB, Professor Osmar Soares, discursou sobre o trabalho do Núcleo e a importância da homenagem.


O jornalista e pesquizador Marcelo Reis interpretou textos do Professor Agenor que relatam momentos interessantes de sua vida e obra. No final da sua apresentação, Marcelo convocou a plateia a cantar junto, ‘Oní sáà wúre’, cantiga que exalta o poder de Olódùmarè e Òṣàlá.


Baseados em muitas pesquisas, os professores Jorge Basso e Luís Felipe Lima apresentaram o tema: “Pai Agenor e a sua época”. Eles interagiram com o público respondendo perguntas.


Contemporâneos de Pai Agenor, Mãe Meninazinha e o Professor José Beniste fizeram seus riquíssimos depoimentos.


Professor Beniste exaltou a importância do cargo de Olúwo (título equivalente a Bàbáláwo, no culto de Ifá) exercido pelo Professor Agenor. Beniste falou dos importantes jogos de búzios para sucessão de cargos feitos pelo Professor Agenor, como no caso de Mãe Stella no Àṣẹ Òpó Àfọ̀njá.


Já Mãe Meninazinha enalteceu a bondade e seriedade de Pai Agenor. Unanimidade: era muito íntegro!

No final, foi servido um delicioso lanche em clima de alegria e confraternização. Tudo foi coordenado pelo pesquisador e representante do Neab/CPII, Professor Arthur Baptista.


Hoje o Colóquio continua e receberá a partir das 14h, os Professores: Ivan Poli, Muniz Sodré, Reginaldo Prandi e Luiz Simas.


Colégio Pedro II Campus Centro, Av. Marechal Floriano, 80/RJ.


Axé!





27 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page