Buscar
  • Paulo de Oxalá

Hoje é dia de doce e caruru


Hoje tem alegria!


Hoje tem alegria!


Diz um lindo ponto de Umbanda, em homenagem às crianças.


O dia de São Cosme e Damião foi ontem, 26 de setembro, mas pela tradição popular, a Umbanda comemora hoje, 27 de setembro.


As crianças ou a falange de Ibeijada, como é denominada na Umbanda, é comandada por Xangô e Yansã, sendo as sete principais crianças irmãs: Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi. Essas crianças trazem consigo uma enorme quantidade de espíritos de crianças que incorporam nos médiuns para brincar, comer as guloseimas, orientar e prestar a caridade, pois apesar de serem espíritos infantis, elas são dotadas de muita sabedoria espiritual. O ponto alto da festa de Ibeijada é distribuição dos saquinhos de doces para a garotada.


E o astral de alegria continua, pois muitos Terreiros de Candomblé festejam hoje, 27 de setembro, Ibéjì, a divindade que protege o nascimento dos gêmeos. A palavra Ibéjì é uma junção de Ibí = nascer e Éjì = dois, dupla (nascimento de dupla, gêmeos). Nas festas de Ibéjì são servidos doces e o Ilá kiun (quiabo cortado em miúdo, temperado no dendê com cebola ralada, camarão seco e servido com pedaços de frango) que por influência dos povos Bantus, passou a ser chamado de caruru. Por esse motivo é comum chamar estas festas de “Caruru de Ibéjì”.


Então, vamos aproveitar a energia alegre deste dia e cultuar Ibéjì ou Ibeijada, pois como sempre enfatizo: tanto o caruru quanto os doces são homenagens feitas com amor e carinho, motivadas pela fé e pelo entusiasmo em agradecimento por graças alcançadas.


Kíkí Oní Ibéjì! (salve o Senhor dos Gêmeos!)

Ibéjì Ayọ̀! (Ibéjì Alegria!)


Saravá Ibeijada!


Axé!


37 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png