top of page
Buscar
Paulo de Oxalá

Colégio Pedro II e Neab Comemoram os 110 Anos do Professor Agenor Miranda


Nascido em Luanda (Angola), em 8 de setembro de 1907, Agenor Miranda foi iniciado para Iyewa em 1931, pelo Bàbálórìṣà Cipriano Abedé (Nação Kétu) recebendo o Orúkọ (nome de iniciação) de Iyewatọ́lá - Iyewa trouxe honra.


Ele foi professor de Português do Colégio Pedro II, do antigo externato, no período de 1930 até 1963, atualmente Campus Centro do Rio de Janeiro. Era também chamado de "Santinho" pelo povo do santo. Pai Agenor foi amigo íntimo de Mãe Menininha do Gantois considerada a Ìyálórìṣà mais famosa de sua época que costumava dizer: "Quem não conhece Agenor Miranda, não conhece Candomblé". Pai Agenor ajudou a muitos Axés em disputas e sucessões, como no caso de mãe Tété, no Engenho Velho, Mãe Stella, no Àṣẹ Òpó Àfọ̀njá e Mãe Carmem, do Gantois.


Professor Agenor Miranda faleceu em 17 de julho de 2004, e sua intensa vida como professor e Olúwo (título equivalente a Bàbáláwo, no culto de Ifá) foi imortalizada na sua biografia "Um Vento sagrado", escrita por Muniz Sodré, que virou um documentário com o mesmo nome.


Professor Agenor Miranda completaria este mês, 110 anos, por isso o Neab - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Colégio Pedro II- realiza hoje 27, e amanhã 28, de setembro, uma homenagem à memoria do Professor e também comemorará o sesquicentenário do tradicional Colégio.


Programação:

Dia 27 de setembro, quarta-feira:

8h30 - Credenciamento.

De 9h às 11h – Minicurso “A Sociologia de Exu para o Século XX”- Professor Ivan Poli.

Intervalo para almoço.

14h – Abertura Solene com o Reitor do CPII, Professor Oscar Halac e do Coordenador do Neab, Professor Osmar Soares.

14h30 – Intervenção Artística: Marcelo Reis.

15h – Mesa: “Pai Agenor e a sua época”, com o Professor Jorge Basso e o Professor Luís Felipe de Lima.

16h30 – Depoimentos: “Pai Agenor e os seus Contemporâneos” com Mãe Meninazinha de Oxum do Ilê Omolú Oxum.


Dia 28 de setembro, quinta-feira:

8h30 – Credenciamento.

De 9h às 11h – Oficina “Pérolas da poesia Yorubá, uma oficina de Orikis” com o Professor Ivan Poli.

Intervalo para almoço.

14h – “O Professor Agenor Miranda e a Memória do Candomblé no Brasil”, com o Professor Muniz Sodré e o Professor Reginaldo Prandi.

16h – Mesa: Os valores afro-brasileiros na educação. Os 14 anos da Lei, 10639/2003, com Professor Luiz Simas e Professor Ivan Poli.

18h – Café literário e Noite de autógrafos (bate papo com os autores sobre suas últimas obras na biblioteca do Colégio).

Colégio Pedro II Campus Centro, Av. Marechal Floriano, 80/RJ.


Axé!






17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page