Orixá, natureza e saúde
Orixá é natureza e natureza é vida. Quando a vida agitada da cidade deixa, é bom curtir a natureza em toda sua maravilhosa plenitude. É bom pisar numa grama, observar as árvores, flores, pássaros, olhar para o céu e vislumbrar o seu encanto divino.
Quando você pisa descalço na grama, você está em contato direto com o axé (força) de Ossaim, o Senhor das folhas e dos vegetais. Ao pisar na grama, você estimula toda a sua energia corporal promovendo uma agradável sensação de bem estar.
Andar em um parque ou floresta e poder sentir o astral de Oxossi, o Orixá que comanda as florestas, é um prazer quase que indescritível.
Admirar as montanhas é interagir com os Orixás funfun (Divindades que usam a cor branca), onde nesta hierarquia Oxalá tem grande importância.
E a água? Que maravilha! A água além de hidratar e higienizar o corpo nos coloca em contato direto com as Yabás (Mães Rainhas). A água representa fecundidade e proporciona felicidade. Como é bom tomar um banho de cachoeira e lavar o Orí (a cabeça). Já o banho de mar é um grande descarrego que proporciona alivio e atrai bons fluidos. As energias das Yabás estão nos rios, mares, lagos, cachoeiras, no seu banho e no seu delicioso copo d’água.
Vamos então usufruir com sabedoria dos benefícios da mãe natureza, pois do seu uso sensato, depende o futuro das próximas gerações.
Axé!