Buscar
  • Paulo de Oxalá

Lela, a Guerreira das Artes


Yánsàn, Òrìṣà dos ventos e tempestades. Seus filhos são enérgicos e guerreiros. E foi esse lado agitado e guerreiro de Yánsàn, que fez Valéria Felizardo, carioca de Madureira, ser consagrada a Yánsàn aos 7 anos de idade no culto de Omolokô.


O tempo passou e incentivada por sua bisavó Dona Aurora da Luz, Valéria foi confirmada em 1972 como Ẹkẹdi pelas mãos do Bàbálórìṣà Valdir de Ògún, Ọmọ Òrìṣà (filho de santo) do Sr: Aderman de Yánsàn, Àṣẹ Engenho Velho.


Incansável, Valéria Felizardo se formou em Educação Física pela UFRJ em 1985, mas seu gosto por arte e pintura lhe levou a fazer em 1991, um curso de especialização em de pintura de louça e porcelana. A partir daí, se sentiu realizada, passou a usar o nome artístico de Lela Art, e a pintar peças com imagens direcionadas aos Òrìṣà (Orixás).


Lela Art já participou de grandes feiras e eventos, expondo peças como: Ibás, pratos, porta-joias, chaveiros, pingentes, brincos, potiche e potes ciganos.


Atualmente Lela expõe suas peças nas Feiras da Economia Solidária que neste mês de agosto estarão na Praça Saens Pena, dias 22 e 23 das 9 às 18h, e no Calçadão de Campo Grande das 9h às 18h.


Púpò nkán kí dàbí aipo níláti ti níní iṣẹ́ fún wà mú ṣe! (Muitas coisas que parecem simples, precisam de muito trabalho para serem realizadas!)


Axé!





109 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png