Buscar
  • Paulo de Oxalá

O Sábado e as Festas das Àyaba (Mães Rainhas)


Cada uma das Àyaba (Òrìṣà-Orixás, Mães Rainhas) domina uma fonte própria de água como: rios, mares, lagos e cachoeiras. Muitos Ìtàn (mitos yorubás) dizem que, elas foram rainhas, princesas, guerreiras, mães e mulheres especiais. Estas divindades são nossas mães e fiéis protetoras. Elas nos acalantam e proporcionam confiança e disposição para vencermos os obstáculos.


Entre os Ẹbọra (ancestres yorubás), Nàná é reverenciada pelo seu poder de transformar a água em lama e lodo. Esses elementos, segundo as tradições yorubás, deram origem aos seres humanos.


Yemọjá é a Rainha de todas as águas. Na Nigéria, seu culto é realizado no rio Ògùn (não confundir com Ògún, o Òrìṣà-Orixá guerreiro). Aqui no Brasil, o culto à Yemọjá está relacionado ao mar.


Ọ̀ṣùn é o Òrìṣà-Orixá dos rios, fontes e cachoeiras. Ela é a responsável pelo “líquido amniótico” (água que envolve o bebê no ventre materno) e dona do rio Ọ̀ṣùn em Òṣogbo, na Nigéria.


Iyewa é guerreira, está associada ao poder da visão. Em terras yorubás, é dona de um rio com o seu nome.


Ọbà, é outra guerreira que usa espada, arco e flecha e também possui em terras yorubás, um rio com o seu nome, que é afluente do rio Ọ̀ṣùn.


Não diferente dos demais Orixás femininos Oyá ou Yánsàn, divindade dos ventos e tempestades, também está ligada às águas, pois na Nigéria Oyá é dona do rio Niger.


Aqui no Brasil as Àyaba são reverenciadas no sábado, e em festas especiais denominadas de: Àjọyò ṣiré Àyaba! (Festa das Mães Rainhas!).


Kíkì Àyaba! (Salve as Mães rainhas!)


Axé!!




35 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png