top of page
Buscar
Paulo de Oxalá

Neste mês, Nova Iguaçu está Falando de África


Aconteceu neste sábado, dia 05 de agosto, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu o primeiro dia do evento Falando de África 2017 do CISIN-Centro de Integração Social Inzo ia Nzambi. Além de mostrar a riqueza cultural africana, o evento reforça a importância de compreender as línguas das etnias daquele continente tão faladas nos terreiros de Candomblé.


Muito elegante, a coordenadora do CISIN Mametu Arlene de Katende recepcionou os convidados na antessala do teatro e dissertou sobre o fortalecimento da identidade cultural afro-religiosa através de eventos, como o Falando de África. “Estamos buscando o resgate cultural e evidenciando os idiomas dos nossos ancestrais. Nos dias 12 e 19 de agosto, acontecerão as oficinas de introdução às línguas kimbundo e yorùbá e no dia 26, entregaremos os respectivos certificados de participação. Ainda no dia 26, teremos a apresentação do Afoxé Maxambomba e, logo depois, haverá um coquetel de encerramento”.


Dentre várias personalidades do mundo afro que estiveram presentes nessa abertura, destacamos: Pai Tojá dos Reis, Bàbá Ògúntúndéléwa e a produtora de eventos, Roberta Gomes de Miranda.

A apresentação do evento ficou ao encargo do produtor cultural Marcelo Cavalcanti, que chamou ao palco dois grupos que ocuparam a mesa em momentos diferentes.


No primeiro momento, a mesa foi ocupada por Geraldo Bastos (assessor do secretário de cultura de Nova Iguaçu, Juarez Barroso), Flávio Médici (da subsecretaria dos conselhos de Nova Iguaçu), Mametu Arlene com a palavra de abertura, Sr. Sabraque (presidente do Conselho de Cultura) e eu, Paulo de Oxalá (como colunista dos jornais Expresso e Extra online).


Antes de o segundo grupo ocupar a mesa, teve a apresentação ‘Fala Griots’ do ator e autor teatral, Macedo Griot.


Seguindo o evento, Marcelo Cavalcanti chamou para ocupar a mesa do palco os palestrantes das oficinas: José Beniste (escritor, e professor de língua yorùbá), Fernandes Portugal (escritor e historiador de cultura afro-brasileira), Walter de Nkosi (professor de idioma Bantu), e Roque Coutinho (pesquisador de cultura afro).


No final do evento, houve uma grande participação da plateia que interagiu com os palestrantes com várias perguntas.


O evento Falando de África 2017 vai até 26 de agosto, sempre das 13h às 18h, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu - Avenida Getúlio Vargas 51, Centro/Nova Iguaçu.


Para saber mais sobre o evento e fazer inscrições para as oficinas acesse: https://www.facebook.com/arlene.dekatende





53 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page