top of page
Buscar
Paulo de Oxalá

A Criadora do Rock and Roll e a África no Rock in Rio


Chuck Barry, Little Richard, Elvis Presley e muitos outros cantores de rock foram influenciados pela cantora Sister Rosseta Tharpe, considerada a criadora do rock and roll.


Negra, de origem humilde, Rosetta Tharpe nasceu a 20 de Março de 1915, em Cotton Plant, Arkansas. Filha de Willis Atkins e Katie Bell Nublin, apanhadores de algodão. Sua mãe tornou-se pastora evangélica, cantando e tocando para a congregação. Foi através da mãe, conduzida pela sua mão, que a pequenina Rosetta fez sua primeira atuação quando tinha apenas quatro anos. Acompanhada pela guitarra, cantou o conhecido tema gospel “Jesus is on the mainline”.

Na juventude, Rosetta misturava o Gospel e outros ritmos ao seu extraordinário talento para a guitarra. Essa junção a tornou muito conhecida. Rosetta foi uma das poucas mulheres negras a tocar guitarra na década de 1920.


Rosetta Tharpe morreu em 1973, mas certa de que do seu talento de origem africano, nasceu um dos mais populares estilos musicais: rock and roll.


E por falar em rock and roll, no dia 15 de setembro, iniciará o maior festival de música do mundo, o Rock in Rio.


Nesta edição, a África será a grande homenageada: “Nossa ideia foi homenagear a África, porque a música africana está na base da cultura contemporânea. Queremos contar isso paras as novas gerações. Muitas pessoas não sabem que os ritmos que nasceram na África inspiraram outros, como o rap, jazz, reggae e rock. Então, faz sentido trazer essa história para o Rock in Rio” - afirmou Roberta Medina, vice-presidente do festival.

Durante todos os sete dias de evento, a Rock Street terá uma série de atrações, como a apresentação de dança da Escola Carioca de Danças Negras, grupos de percussão, como o Les Tambours de Brazza (do Congo), e shows com artistas nativos, como a da cantora Mamani Keïta, nascida no Mali, e a banda Ba Cissoko, da Guiné.


Imperdível!

14 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page