Orixá é fonte de vida, e esporte é superação
Da energia criadora de Olódùmarè (Deus supremo) surgiram o Ọ̀run (o céu infinito) e os Òrìṣà-Orixás (forças que proporcionam a vida no Àiyé-terra). Portanto, Orixá é vida. E vida é movimento. Fomos feitos para nos movimentar, pois através da ação do movimento do nosso corpo, ocorre o bem estar físico e mental que denominamos de saúde.
O esporte é símbolo de vitalidade, satisfação e felicidade. Milhares de vidas são transformadas através do esporte, principalmente de jovens, que são livres das garras do tráfico e da criminalidade. Associado à vontade de tornar o mundo melhor para viver, o esporte é um grande instrumento de integração e superação de muitos infortúnios.
Assistindo a vitória de Adriano de Souza, o Mineirinho no Mundial de Surfe de Saquarema sobre o experiente surfista australiano Adrian Buchan, de 35 anos, vemos que o esporte reuni no mesmo espaço, pessoas de diversos lugares, culturas e religiões (assim é na copa do mundo, olimpíadas), porém estas pessoas estão determinadas ao mesmo ideal: conquista.
E viva o bem-estar, pois na minha visão de candomblecista, Orixá é vida, é tudo, e o esporte, incentiva à vida, e traz saúde.
O bom nome eterniza o homem! (Náà dára orúko àìlópin náà ọkùnrin!)
Axé!