20 de novembro: homenagem sim, discriminação jamais
Reconhecido como simbolismo pela luta da liberdade negra, o dia 20 de novembro é dia de celebrar Zumbi e os outros heróis negros como Dandara, Machado de Assis e Abdias do Nascimento que resistiram contra a intolerância, o racismo e o preconceito.
O esforço e a luta de cada um deles, em situações e tempos diferentes, incentivam as novas gerações para continuarem na luta pelo respeito da sociedade e contra as desigualdades e as mais absurdas discriminações sofridas pela população negra.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais de 75% dos casos de racismo e violência são contra pessoas negras. Ainda segundo o (FBSP), as mulheres negras morrem mais assassinadas e sofrem mais assédio do que as brancas.
Ìrántí bẹ́ẹ̀ni sàmìsí rárá.
(Homenagem sim, discriminação jamais.)
Axé!
Serviço:
Festejos do Dia da Consciência Negra no Rio:
Cortejo da Tia Ciata, às
10h, nas ruas da Praça Onze - Centro do Rio.
Homenagem a Zumbi dos Palmares, a partir das 6h, com Alvorada, cerimônia da lavagem do busto de Zumbi, roda de capoeira, Afoxés e shows afros. Av. Pres. Vargas, 4, Praça Onze - Cidade Nova/RJ.
Quilombo Sacopã - Novembro Negro Rio 2022
Arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio, a festa começa às 10h.
Paraíso do Tuiuti homenageia Helena Theodoro e Vilma Melo, às 14h, na Quadra da Escola. Rua Campo de São Cristóvão 33 - São Cristóvão/RJ.
2ª Edição do Festival da Consciência Negra – Conhecer o passado para compreender o presente e lutar pelo futuro
No Teatro Prudential, Rua do Russel 804 - Glória, Zona Sul do Rio.
Peça: “O Pequeno Herói Preto”, às 16h Classificação Livre, Local Interno – Pago.
Peça: “Negra Palavra/Solano Trindade”, às 20h, Classificação 12 anos Local Interno - Pago.
“Sarau "Sankofa” no CCBB, às 14h, no 1º andar do Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66 - Centro/RJ.
'Reparação da escravidão e o direito de voltar ao continente africano'
Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e a OAB Rio realizam, a partir das 13h, uma série de debates sobre a escravidão no país. As palestras acontecerão no salão nobre Antônio Modesto da Silveira, Avenida Marechal Câmara, 50, 9ª andar - Centro/RJ.
Commentaires