13 de dezembro, dia de celebrar Iyewa e Santa Luzia
Hoje, 13 de dezembro, é comemorado O Dia de Santa Luzia, que foi relacionada ao Orixá Iyewa ou Ewá. As duas têm em comum o comando da visão humana.
O culto de Ewá é originário de terras Mahin do antigo Dahomé onde era chamada de Vodun Asa labé. Nas terras yorubás ela foi chamada de Iyewa e ganhou um rio com o mesmo nome Iyewa que significa (mãe da beleza).
É um Orixá de grande sabedoria, pois possui o dom da vidência como veremos daqui a pouco num mito.
Ela comanda os horizontes, o céu estrelado e é considerada a rainha do cosmos. Ela é a regente da neblina e dos nevoeiros.
É o Orixá protetor da pureza, virgindade, do inexplorado do desconhecido como: florestas, rios e muitos lugares misteriosos do planeta e do universo. Mas atenção, não confundam pureza com ingenuidade, pois os filhos de Ewá são bem astutos, sábios e articulados.
É a Ewá que devemos pedir que nos direcione em assuntos que pareçam obscuros, incertos. Como a diplomacia está sob os cuidados de Ewá, ela também poderá nos auxiliar no trato com os protocolos e com os relacionamentos.
Ewá é próspera, e é irmã de Oxumaré senhor do arco-íris, por isso possui assim como Oxumaré uma serpente como símbolo.
Conta um mito yorubá, como Ewá enganou a morte e ganhou o dom da vidência.
O mito diz, que um dia Ewá estava lavando roupas sob uma tábua na beira de um rio, e que de repente notou que vinha em sua direção, um homem correndo desesperado.
Rapidamente ela perguntou para o homem ou que estava acontecendo? O homem muito ofegante falou: é iku, a morte. Me ajude!
Então, num gesto rápido, Ewá puxou o homem e o jogou para debaixo de sua tábua de lavar roupas.
O Homem ficou ali escondido, e logo a seguir chegou Ikú (a morte) que foi logo perguntando se ela havia visto um homem. De forma bem tranquila, Ewá respondeu que sim, que viu um homem se atirar no rio e sumir na correnteza.
A morte então, deu meia volta e foi embora. O homem então saiu de debaixo da tábua de lavar roupas no rio e apresentou-se como um Ọ̀rúnmìlà, o senhor dos destinos e disse para
Ewá que em retribuição ela seria conhecedora de muitos ebós e dominaria a vidência espiritual. É por isso, gente que Ewá é um Orixá de poder encantador, de grande visão espiritual e que comanda a intuição.
Ewá é simbolizada pelo Àdó que uma cabaça enfeitada com rafia e também pela serpente.
Seus dias de culto são o sábado, e a quarta-feira. Ótimos dias para festejos.
Suas cores são o amarelo e o vermelho que simbolizam elegância e atraem otimismo.
Ewá gosta como oferenda do: ẹran Pẹ́pẹ́iyẹ abo epo (carne de pata temperada no dendê).
Sua saudação é: Hihó!
Quem é Santa Luzia
Santa Luzia (Santa Lúcia ou Santa Luzia de Siracusa) também é considerada padroeira dos oftalmologistas, protetora dos olhos e da visão. Aliás, seu nome, em latim, significa literalmente “santa portadora da Luz” ou “aquela que leva a luz”.
Segundo a história passada por gerações, a jovem, nascida em Siracusa na Itália, teria abdicado de toda a sua riqueza para ofertar aos pobres e sofreu perseguições por ser cristã e por seu voto de virgindade perpétua, negando-se a casar e enfurecendo o pretendente arranjado por sua mãe.
De acordo com a tradição oral que se espalhou, os olhos de Santa Luzia teriam sido arrancados antes de ser decapitada no ano 303 por não abrir mão de suas convicções.
Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro. No entanto, sabe-se que antes da reformulação do Calendário Gregoriano, a data era comemorada próximo do Solstício de Inverno (22 de dezembro, no Hemisfério Norte). As festividades são de origem popular e tradicional, principalmente na Escandinávia.
No Brasil e em Portugal, o culto a Santa Luzia também é bastante forte entre a comunidade católica. Os católicos acreditam que o Dia de Santa Luzia é celebrado doze dias antes do Natal como um sinal, para indicar a necessidade da preparação espiritual (iluminação espiritual) e purificação para o nascimento de Jesus Cristo.
Salve Iyewa! Salve Santa Luzia! E viva a fé!
Axé!
Cliquem neste link e assistam um super vídeo sobre Ewá:
Comentarios