Ɠóɦɛjǐ, o Ʋòɖʊ́ɲ itinerante das águas, comanda o astral da semana
Momento favorável para demonstrar suas emoções
Ɠóɦɛjǐ, é um Ʋòɖʊ́ɲ feminino da família do Ɦʊ̀ɲ Ɲoɲ (mar), que é jovial, comunicativo e protege as jovens das aldeias de Ɗǒʊ́mɛ̀. Segundo mitos do povo fɔ̀n, Ɠóɦɛjǐ passeia na terra e também no encontro das águas dos rios com o mar, onde ela recebe o Aɦɛ́ɛ́ƙúɲ wé wé (feijão branco) que é sua Ɗoɲùn (comida-oferenda sagrada).
As cores de Ɠóɦɛjǐ, são o azul, o verde e o branco que simbolizam solidariedade e atraem amizade.
Quando ela mergulha no fundo do oceano, atrai muitos Wèvi (peixes) e Sɔ́ ɦʊ̀ɲ (cavalos marinhos) que só a deixam na beira mar.
Por comandar a alegria, Ɠóɦɛjǐ pode nos ajudar em emoções e também em diversão. O espírito aventureiro, o amor pela liberdade, e o senso de justiça também são atributos que podem ser beneficiados pela força de Ɠóɦɛjǐ. A máxima desse Ʋòɖʊ́ɲ é: ‘viver intensamente o hoje, sem preocupação com o amanhã’.
No jogo de búzios pela modalidade de Ɗʊɲó (Odù) em Jeje, Ʋòɖʊ́ɲ Ɠóɦɛjǐ fala em Ɠúdàmedzǐ, que na forma positiva fala de prosperidade e ascensão material. Já parte negativa, ele fala de traição do conjugal. Quando esse Ɗʊɲó cai no jogo, ele indica oferenda para afastar falsidade.
Banho para atrair felicidade:
Cozinhe aridan ralado, arroz com casca, pétalas de rosas brancas e açúcar cristal. Coe e tome este banho da cabeça aos pés e vista-se de branco. Aprenda magias com as Apostilas de Pai Paulo de Oxalá, e com o livro Dicas de Um Pai de Santo.
Pergunte ao Pai Paulo:
WhatsApp de Fernanda Marçal: Pai Paulo o senhor pode falar sobre Oxum Karé?
Resposta: Oxum Karé é muito graciosa e sensual. Ela é assentada ao lado de Oxóssi, usa adaga, e quase todas as suas oferendas levam dendê. Além do amarelo, ela usa o azul em tom claro. Suas àwọn àdúrà (rezas), fazem alusão a caça e a força da alimentação. É a Oxum que de fato, é a responsável pela fecundidade e concepção no ayé (terra).
Faça sua pergunta pelo WhatsApp (21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com
Foto: Ʋòɖʊ́ɲ Ɠóɦɛjǐ - Pai Paulo de Oxalá
Comments