É carnaval, e Ọ̀dàrà o senhor da alegria, comanda o astral da semana
Período promete emoções e conquistas, mas cuidado com os excessos
Conta um Ìtàn (mito) que os homens só trabalhavam no ayé (na terra). Não se divertiam e não sorriam. Então, Olódùmarè-Deus todo poderoso, chamou Èṣù, o Òrìṣà (Orixá) dos caminhos e da comunicação, e lhe entregou a Igbá ayọ̀ (a cabaça da alegria), que deveria ser usada para beneficiar os homens, mas com a condição de que para usufruírem da felicidade, eles não poderiam desejar o mal para os seus semelhantes. Èṣù, veio para o ayé e espalhou a mensagem para todos. A partir daí a alegria é controlada por Èṣù, que passou a ser chamado de Ọ̀dàrà (o Senhor da felicidade). E a felicidade tem uma regra: ela não pode ser construída em cima da infelicidade do outro.
Um dos símbolos de Ọ̀dàrà é o Ọ́gọ́, que é um bastão que representa o sexo masculino, que demonstra o seu poder de multiplicidade de qualquer energia.
As cores de Ọ̀dàrà são os estampados, o branco o preto e o vermelho que simbolizam habilidade e atraem entusiasmo.
Ele aceita como oferendas o Mia ìyèfun ẹran (farofa com dendê e bife acebolado) e o Ógógóró oyin (aguardente com mel de abelha).
Por comandar a felicidade, Ọ̀dàrà é o responsável pela nossa diversão e sorriso. É a ele que devemos pedir amigos que de fato nos ajudem a ser felizes e que nunca nos traiam.
No jogo de búzios por Odù, Ọ̀dàrà fala no Odù Aláfia, que no lado positivo fala de paz e felicidade. Já no lado negativo fala de medos e indecisões. Quando esse Odù cai no jogo, ele fala de Ẹbọ para afastar insegurança e embaraços.
Para ter proteção no carnaval:
Faça uma farofa de dendê e misture com sementes de girassol. Coloque essa farofa num morim branco, passe pelo corpo e deixe-a aos pés de uma árvore. Em casa tome banho de abre-caminho e saião da cabeça aos pés. Aprenda magias com as Apostilas de Pai Paulo de Oxalá, e com o livro Dicas de Um Pai de Santo.
Pergunte ao Pai Paulo:
WhatsApp de Manoel Junior: Pai Paulo de quanto em quanto tempo os Atabaques passam por preceitos religiosos.
Resposta: de ano em ano, os Atabaques passam rituais para fortalece-los. Através dos seus sons, os Atabaques trazem os Orixás para a terra.
Faça sua pergunta pelo WhatsApp (21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com
Foto: Èṣù Ọ̀dàrà - Pai Paulo de Oxalá
Commentaires