top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Ìrókò, o senhor da resiliência influenciará na confiança e ajudará na satisfação


Cautela com a indolência


Ìrókò é originário de Ɗássá Zoumé região do antigo Ɗaɦomɛ̀. Seu culto foi levado pelos ewè para terras de Ẹ̀gbádò na Nigéria. Seu nome original é Ʋòdʊ́ɲ Loƙó. Os yorubás lhe chamaram de Ìrókò por representar a árvore mais antiga do mundo. Seu nome Ìrókò, vem do yorùbá; Ìrọ́ko que significa: ‘resistência’.


Para os yorubás foi Ìrókò que cedeu um dos seus galhos para a confecção do Ọ̀pá Ṣóró (cajado sagrado) de Òṣàlá, que ajudou na criação do mundo.

Ainda para os yorubás, foi através da árvore de Ìrókò que os Orixás desceram na terra.


Ìrókò faz a ligação entre o Ọ̀run (céu) e o Ayé (a terra), pois sua copa se comunica com os Orixás, e suas raízes com os Èsà (ancestrais que habitam o fundo da terra).

Ìrókò rege a cautela e a perseverança. É a ele que devemos pedir prudência e sabedoria para alcançarmos os nossos objetivos com satisfação.

Seus filhos são práticos e responsáveis, porém devem dosar a franqueza e a tendência a acomodação.


Seu dia de culto é a quarta-feira, que é bom para a elaboração de projetos.

Suas cores são o branco, o verde e o marrom que simbolizam intelectualidade e atraem longevidade.


Ìrókò gosta como oferenda do ilá oyin (quiabo batido com mel de abelha).

Invocação: Kíkí Ìrókò igi Ẹ̀rọ̀! (Salve Ìrókò, a árvore da calmaria!)


Magia para chamar dinheiro:

Passe sete quiabos e sete moedas de qualquer valor no seu corpo debaixo de uma árvore bonita, deixando cair tudo sobre a terra. Em casa tome banho de saião e folhas de fortuna.


Cantinho do leitor:


E-mail de Téo Lima:

O Téo diz que frequenta um Terreiro de Candomblé, em que Pai de santo lhe disse que ele precisar fazer o Santo! Mas ele está inseguro, e ele queria apenas frequentar a casa! Ele pergunta: o que fazer nessa situação?


Resposta:

Téo, primeiro você é um Abian (abian é a pessoa que não é iniciada e frequenta uma casa ou Terreiro de Candomblé). Depois, Téo se o pai de santo está afirmando que você precisar ser iniciado (fazer santo é ser iniciado para o Orixá), ele já deve ter jogado para você e viu essa necessidade. Agora, se você não está seguro, conversa com o Pai de santo para ver o que ele pode fazer. Um ebó ou obrigação que pacifique ou equilibre essa situação. Até porque, Téo se você fizer santo insatisfeito como você está, não vai dar certo. A tendência será depois, você não cumprir as outras etapas litúrgicas do Candomblé. Conversa com seu Pai de santo.


Faça sua pergunta pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com


Foto: Pai Paulo de Oxalá

36 visualizações0 comentário

コメント


WhatsApp-icon.png
bottom of page