Água, o grande axé de todos nós
Sem a água não existiriam os Orixá, e não existiria a vida!
A água está relacionada a Òṣàlá, Òṣùmàrè, Lógun Ẹ̀dẹ e principalmente as àwọn Àyaba (as Yabás) (Orixás femininos, as mães Rainhas), vida, à fecundidade, a riqueza e à feminilidade. Cada um desses Orixás domina a água como força e funções próprias como: a chuva, as nuvens, as fontes, os rios, as lagoas, as cachoeiras e os mares.
Òṣàlá utilizou água e lama de Nàná para modelar o ser humano.
Òṣùmàrè o senhor do arco-íris, comanda junto com sua mãe Nàná, a força das chuvas. Seu aparecimento no céu, significa que a terra pode esperar felicidade.
Lógun Ẹ̀dẹ filho de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí e Ọ̀ṣun, tanto vive na terra como também na água. Por isso, caça e pesca.
Ọ̀ṣun (Oxum) tem toda a sua história ligada às águas. Para os yorubás, Oxum é a responsável pelo “líquido amniótico” (água que envolve o bebê no ventre materno) e dona do rio Ọ̀ṣun em Ọ̀ṣogbo, na Nigéria.
Não diferente dos demais Orixás femininos Ọya, ou Yánsàn, divindade dos ventos e tempestades, também está ligada às águas, pois na Nigéria Ọya é dona do rio Niger, também chamado pelos yorubás de Odò Ọya ou "Rio de Ọya ".
Yemọja (Yemanjá) a mãe de muitos Orixás, e considerada a Rainha das Águas, é o Orixá que em terras yorubás é patrona de dois rios: Yemọja e Ògun - não confundir com o Orixá Ògún, Deus do ferro. Daí Yemojá estar associada à expressão Odò Ìyá (Mãe dos Rios). Aqui no Brasil o culto à Yemanjá está relacionado ao mar.
A guerreira Ọbà, também é possuidora de um rio na região ègbá. Este rio corta a cidade de Ọ̀yọ́ e se encontra com o rio Ọ̀ṣun.
Já Iyewa, Orixá da beleza e da visão, possui um rio, cujo seus sacerdotes acreditam que suas
águas, possuem o poder do rejuvenescimento.
Como vimos, água é um elemento natural importantíssimo para o culto dos Orixás, mas também imprescindível para a vida na terra. Devemos utilizá-la com muito carinho e respeito, pois ela é “a Grande Mãe, o Sangue da Terra, a Essência da Vida e o Grande Axé de Todos nós!”.
Salve o Dia Mundial da Água!
Láìsí omi ko si ìbọ̀rìṣà ko si ìyè!
(Sem água não tem culto a Orixá, e não tem vida!)
Axé!
Ilustração: Os Orixás e a água / Pai Paulo de Oxalá
Comments